quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Propriá foi contemplado com um CAMPI DO IFS( Instituto Federal de sergipe)


No último dia 16 de agosto de 2011 em Brasília  no Palácio da Alforada, ocorreu um encontro com prefeitos, governadores, secretários municipais de educação e a Presidenta Dilma Russeff, neste encontro foi apresentado o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação 2011/2014, onde Propriá foi contemplada com Escola Agrícola.

Encontrava-se presente o Prefeito José Américo acompanhado da Secretária Municipal de Educação Josefa Francisca dos Reis. A tarde participaram de reuniaõ técnica, logo após fizeram visita aos gabinetes de senadores e deputados Federais de Sergipe para tratar de assuntos em benefícios para cidade de Propriá.


O site da tribuna da Praia  fez alguns destaques:
Fonte: http://www.tribunadapraiaonline.com/news/novos-campi-do-ifs-americo-e-elenice-participam-de-solenidade-em-brasilia/

NOVOS CAMPI DO IFS: Américo e Elenice participam de solenidade em Brasília
2011-08-17 05:43

O programa, criado pelo governo federal em dezembro de 2008, "tem como principal finalidade oferecer educação profissional e tecnológica, em todos os níveis e modalidades, e Propriá foi contemplado por atendê-la", destacou o prefeito, que estava irradiante de felicidade com esta conquista alcançada pelo município ribeirinho.

Com essa expansão, o Estado de Sergipe foi contemplado com quatro novos campi, nos municípios de Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Poço Redondo. Segundo Elenice Reis, "o objetivo dessa nova fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Sergipe (IFS) é ampliar a interiorização de cursos superiores, técnicos e profissionais de nível médio", descreve a secretária.




No site da secretaria estadual de educação de sergipe (http://http://www.seed.se.gov.br/) alguns dados citados sobre o tema.        

Sergipe ganha quatro novos Institutos Federais de Educação
Anúncio foi realizado pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade com prefeitos de todo o país

Interiorizar a educação é uma das lutas do governador Marcelo Déda desde que assumiu o Governo de Sergipe. Agora, chegou o momento de colher os frutos. Na manhã desta terça-feira, 16, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a implantação de 208 novas unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Desta forma, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi contemplado com mais quatro núcleos de ensino, nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Tobias Barreto e Poço Redondo - cidades que foram selecionadas a partir de um conjunto de critérios técnicos definidos pelo Governo Federal.
O governador Marcelo Déda considera essas implantações grandes vitórias que vão ter um impacto na qualidade de vida do povo sergipano, aumentando a competitividade da economia. "O que a presidente Dilma aprovou não foram simples escolas técnicas, foram institutos de formação de tecnólogos, cursos de nível superior que são extremamente demandados pelo crescimento da economia que, no Brasil e no Nordeste, tem cobrado um aperfeiçoamento cada vez maior da mão de obra, principalmente na área da tecnologia, porque esses profissionais tanto são indispensáveis aos investimentos em serviços de infraestrutura quanto à expansão do desenvolvimento do campo ou das cidades, sobretudo na base industrial do país e estados", contou.
Para o governador, quando a presidente Dilma atendeu aos apelos do Governo do Estado, da bancada federal e dos prefeitos, ofereceu uma imensa colaboração para o futuro de Sergipe. "A distribuição dessas escolas foi claramente debatida pelo MEC objetivando oferecer oportunidades não apenas aos moradores dessas cidades escolhidas, como também de toda a região circunvizinha. São muito mais que uma presença municipal, esses institutos representam uma presença dentro do planejamento territorial que o nosso governo realizou. Elas vêm, ao lado das escolas técnicas que o governo federal está trazendo e que o Governo do Estado está construindo, dar um novo suporte do ponto de vista da educação do nosso povo que, no caso concreto, é a educação superior", afirmou
Economia
Em Sergipe, as cidades contempladas com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão localizadas em quase todas as regiões do estado. A interiorização irá ajudar a alavancar a economia desses municípios, pois a população será beneficiada pela oferta de cursos de formação inicial e continuada, e o fato atrairá investimentos de empresas privadas, o que resulta na geração de emprego e renda. A instalação dos novos campi em Sergipe irá beneficiar diretamente não apenas os municípios selecionados, mas toda a região onde eles estão inseridos.


Arquivo do blog

acessos