PNAIC
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Com
o objetivo de alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática todas as crianças
das escolas públicas municipais e/ou estaduais, até os oito anos de idade, ao
final do 3º ano do Ensino Fundamental e Salas Multisseriadas, foi implantado no
município de Propriá em 2013 com:
1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PNAIC
– UNIDADE 1


Os encontros iniciaram
no dia 23de março de 2013 com a Aula Inaugural e as seguintes as atividades:
- Cântico do Hino Nacional e Hino de
Propriá pelo cantor da Terra Gil Montes e cantada a música Pranto do Velho
Chico, letra e melodia do próprio cantor;
- Composição da mesa e aberta a palavra: A Secretária Municipal de
Educação, Secretário Municipal de Saúde; Assessor Técnico da Secretaria
Municipal de Educação; Representante de Diretores das Escolas Municipais;
Representante de Coordenadores Municipais; Representante de Professores;
Coordenadora Local do PNAIC e a Orientadora de Estudo do PNAIC.

A Secretária Municipal
de Educação, Maria José Aragão, falou sobre a importância de estar participando
de um momento tão importante para a Educação da cidade de Propriá/SE.;

A
coordenadora local do PNAIC Maria Dilma Timóteo, apresentou os aspectos geral
do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tendo como eixo
principal a formação continuada dos Professores Alfabetizadores; A Orientadora
de Estudo do PNAIC Lúcia Paula Barbosa, esclareceu informações importantes
sobre o Ciclo da Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Seguindo a pauta do1º
Encontro:

1º
- Leitura
e reflexão do texto: Primeiro a magia da história, depois a magia do BÊ-A-BÁ de
Rubens Alves;
2º - Ao som da música
Gente tem Sobrenome de Toquinho foi feita a socialização com os professores
alfabetizadores para o reconhecimento do próprio nome através de crachá; 3º - Todos foram premiados com o
saquinho de primeiros-socorros (composto por 1 clips, 1 borracha, 1 curativo, 1
chiclete e 1 bala Kiss);

4º - Foi
distribuído dicas e orientações de como aproveitar melhor o Estudo do PNAIC e
folder Crescendo Juntos acerca do Ambiente Alfabetizador e Professor
Alfabetizador;
5º - Foi realizado o
resgate de Memórias de Alfabetização dos Professores;

6º - Foi projetado o vídeo da Nova Escola “Diagnóstico de Leitura e
Escrita”; e proposto uma oficina de Níveis de Escrita com os professores;
7º - Foi realizada a exposição e
explicação da tabela de mapeamento dos níveis de leitura e escrita de cada
aluno da turma, sendo o dever de casa para ser entregue no próximo encontro. 8º - Intervalo para o almoço e recomeçando
a leitura deleite do livro Formigadinha de Rossana Ramos;

9º - Iniciamos a discussão da Unidade 1 – Currículo no Ciclo de
Alfabetização, destacando o educador;
10º
Analise do quadro de Conteúdo e Sondagens da Educação Infantil ao Ensino
Fundamental Menor;
11º - Sugestões
para preenchimento de Relatório e/ou Parecer Descritivo com palavras e
expressões para uso;
12º -
Finalizando sugeriu-se aos Professores Alfabetizadores o preenchimento das
expectativas e compromisso com o PNAIC 2013, para ser anexada na Árvore da
Sabedoria exposta na entrada da sala, e aplicado a Avaliação do dia com
questões objetivas e subjetivas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário